sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Peso da mochila escolar não pode exceder a 10 % do peso da criança

Débora Thomaz

O peso excessivo das mochilas é o grande mal das crianças e adolescentes que sobrecarregam suas mochilas com livros, cadernos e materiais escolares dos mais variados tipos. Enquanto que as crianças se empolgam com as cores, formatos e ilustrações na hora de comprar uma mochila, os pais devem observar outros detalhes, cujas consequências podem se prolongar durante a fase adulta. O sobrepeso de uma mochila pode causar lesões graves na coluna, além de afetar a postura das crianças e adolescentes.
Confira a entrevista com a Fisioterapeuta Juliana Rockembach, e saiba como previnir que seu filho sofra futuramente por problemas causados pelo excesso de peso na mochila escolar.
JT - Quais os principais malefícios de uma mochila pesada?
Fisioterapeuta Juliana - O excesso de peso carregado na mochila durante todo o ano letivo pode causar problemas de coluna e postura, que podem ser percebidos a curto ou a longo prazo. Problemas posturais como Escoliose (alteração na estrutura da coluna para a lateral), que pode ser causada pelo uso da carga em um dos ombros, a Hiperlordose (aumento na curvatura lombar, próxima a base da coluna), a Hipercifose (aumento da curvatura na região torácica, que fica no meio das costas, ombros e pescoço ficam anteriorizados, formando uma "corcunda" nas costas), Hérnia de Disco e Pinçamento de Nervos (a coluna possui um disco "amortecedor" entre as vértebras, má postura pode fazer com que esse disco saia do lugar ou mesmo se rompa).
 JT – Como os pais podem saber qual o peso ideal que a criança pode carregar nas costas?
Fisioterapeuta Juliana - O peso da mochila não deve exceder a 10% do peso da criança, então é só pesar o seu filho, e pesar também a mochila, e ainda controlar todos os dias se a criança não está excedendo o peso carregado.
JT - Qual seria a melhor alternativa?
Fisioterapeuta Juliana - O risco apresentado pelas mochilas não está apenas no volume ou peso, mas na forma como são utilizadas. A mochila deve ser carregada nas costas, pelos dois ombros, para ter uma divisão de peso dos dois lados, evitar o uso de mochilas que ficam na lateral, onde a carga acaba ficando distribuída para apenas um ombro. Algumas crianças e adolescentes, por uma questão de modismo, acabam usando as alças da mochila muito compridas, mas é preciso que os pais impeçam o uso nessa posição. A mochila deve ser posicionada oito centímetros acima da cintura.
Além disso, é preciso arrumar os objetos dentro da mochila de forma que os itens mais pesados estejam no fundo e próximos ao corpo. Uma boa opção é a mochila de rodinhas, mas deve-se prestar atenção a altura do puxador, que deve estar de acordo com a altura da criança. Outra opção é se necessário carregar um livro ou caderno muito pesado, que passa do peso adequado à mochila, carregá-lo nos braços, junto ao corpo.
Cabe à escola o planejamento das aulas para evitar que em um único dia da semana o aluno tenha que levar materiais de disciplinas diversas. A escola e os pais precisam ficar atentos para evitar que a criança carregue peso excessivo.
JT - O que isso pode gerar com o tempo?
Fisioterapeuta Juliana - Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que 85% das pessoas sentem dores nas costas decorrentes de problemas na coluna. E essa dor pode ter origem na infância e na adolescência, relacionada ao tamanho exagerado da mochila, à maneira como se carrega e ao excesso de peso. O peso em excesso, assim como a falta de cuidados com a postura em diferentes momentos do dia-a-dia podem causar danos para toda a vida, comprometendo a qualidade de vida e a mobilidade futura.
Em curto prazo, a criança pode ter dorsalgia, que são dores sentidas nas costas que podem provir de músculos, nervos, ossos, articulações ou outras estruturas da coluna vertebral. Pode também ocorrer a dor cervical (na região do pescoço) e dor lombar (dor próxima a base da coluna). Outras ocorrências possíveis são: cefaléia (dor de cabeça), dor nos ombros e dormência ou dores nos braços. Em longo prazo, a pessoa pode desenvolver discopatias (patologias em discos intervertebrais, prolapsos de disco, hérnia discal, etc) e alterações nas curvaturas da coluna (escoliose, hiperlordose, hipercifose).
JT - O que fazer se perceber que a criança vem tendo dores nas costas?
Fisioterapeuta Juliana - Se os pais, a família, ou até mesmo os professores perceberem alterações na postura da criança, mesmo antes dela queixar-se de dores, é necessário procurar um médico ortopedista, para que seja verificado a existência de alguma alteração estrutural em função da má postura, ou se apenas uma mudança de hábitos e conscientização da criança e da família já possa resolver esse problema.
Na fisioterapia temos opções para prevenção e tratamento de alterações posturais, como o RPG (Reeducação Postural Global), o Pilates, e a Fisioterapia Convencional, em todos eles o foco será a conscientização postural, o reforço muscular e a flexibilidade.
JT - Até que idade não é aconselhável carregar peso nas costas?
Fisioterapeuta Juliana - Na verdade em fase alguma de nossa vida devemos carregar peso nas costas, ele é o maior vilão da coluna. Devemos, por exemplo, ao levantar um peso do chão, usar a força de pernas e braços, jamais descer com a coluna, ou quando está carregando sacolas, objetos pesados, segurá-los o mais próximo possível do peito. E lembrar sempre que a saúde da sua coluna hoje pode ser sua melhor aposentadoria amanhã.
JT - Qual o modelo de mochila mais indicado para cada faixa etária?
Fisioterapeuta Juliana - Para crianças um modelo que é bem visto tanto pelos ortopedistas e pediatras são as mochilas com rodinhas. Mesmo assim, os pais devem observar se o tamanho é proporcional ao tamanho da criança, e o peso não deve exceder os 10% do peso corporal.
E para os adolescentes, a melhor escolha ainda é a tradicional mochila de carregar nas costas, com o uso das duas alças, que deve estar ajustada ao corpo ficando alinhada aos ombros e oito cm acima do quadril.
Pais, familiares, professores, fiquem atentos a postura de seus filhos e alunos, em casa, no sofá, em frente ao computador, na sala de aula, nos momentos de recreação. Problemas futuros podem ser evitados com cuidados imediatos.

Um comentário:

  1. MELHOR SITE DE VENDAS http://www.mercadozets.com.br/

    VENDE DE TUDO

    MOCHILA

    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?texto=mochila&IDCategoria=178

    CAMPING

    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?idCategoria=178

    VENDE DE TUDO TEM BERÇO ELETRONICOS CELULARES TV NOTEBOOK COMPUTADOR ACESSORIOS PARA CARROS BRINQUEDOS ARTIGOS INFANTIS E MUITO MAIS

    ResponderExcluir